Fui desafiada pela minha prima a fazer este pão/bolo. Quando ela chegou aqui a casa com aquela massa estranha e me começou a explicar o que era, eu lembrei-me de já ter visto uma coisa parecida aqui pelos blogues. Este pão/bolo é feto a partir de uma massa que nos é entregue e ao longo da semana, em cada dia, vai-se acrescentando açúcar, leite e farinha no final da semana divide-se em quatro porções sendo que uma fica para nós, para no sábado fazermos o bolo e as outras três devem ser entregues a outras três pessoas.
Quando olhamos para aquela massa e sentimos aquele cheiro a azedo, não sentimos muita vontade de fazer dali um bolo para comermos, mas a verdade é que o resultado final é bom. A minha mãe ao longo de toda a semana disse que não ia comer nada daquele bolo porque aquela massa estava a não sei quanto tempo sem ser cozida e fora do frigorífico, que devia estar estragada, mas o certo é que não resistiu, provou e gostou.
Pão do Vaticano
Este pão trás boa sorte a toda a família. Aquele que o cozer tem um desejo realizado. Apenas o deve fazer uma vez na vida. Começa numa 2ª feira. É importante que o fermento não esteja no frigorífico.
Mete a massa numa bacia ou taça de vidro e cobre com um pano de cozinha. Só podes mexer a massa com uma colher de pau. Nunca com as mãos ou metal.
2ª feira: Juntar à massa 250gr de açúcar. (Não mexer)
3ª feira: Juntar 250ml de leite frio. O leite deve ser fervido e depois arrefecido é que se usa. (Não mexer)
4ª feira: Juntar 250gr de farinha. (Não mexer)
5ª feira: Hoje podes mexer tudo com a colher de pau.
6ª feira: Juntar 250gr de açúcar, 250gr de farinha, 250ml de leite fervido e arrefecido. Mexer tudo com a colher de pau e dividir em quatro porções. Dar três porções. A quarta fica para ti e é com ela que vais fazer o pão.
Sábado: Juntar à tua porção: 250gr de farinha, 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio (soda), 1/2 pacote (ou uma colher de sopa) de fermento em pó, 3 ovos, açúcar baunilhado q.b., 250ml de óleo, nozes picadas grosseiramente, 1/2 colher de sopa de canela, 3 punhados de passas, pedaços de maçã e raspas de chocolate. Unta uma forma e liga o forno a 180º. Coloca a massa na forma e leva ao forno, cerca de 30 minutos. (o meu demorou mais)
Sem comentários:
Enviar um comentário