Desde pequena, desde que tinha 9 ou 10 anos que gosto de ir para a cozinha fazer bolos. Quando tinha férias da escola, muitas vezes a minha mãe chegava a casa para almoçar e tinha um bolo que podia levar para o lanche. Nessa altura os meus bolos eram coisas muito simples... eram uma simples massa de pão-de-ló, onde eu adicionava umas colheres de chocolate de pôr no leite ou canela, sem grande medição das quantidades dos ingredientes. Nem sempre devem ter ficado bem mas a minha mãe nunca se queixou. Entretanto fui crescendo e as experiências foram sendo cada vez "mais arriscadas".
Uma dessas primeiras experiências foi este Bolo de Formigas. Durante imenso tempo era o eleito e preferido para fazer. Sempre que o fazia e o levava para partilhar em algum jantar ou encontro não me livrava de comentários do género de "Andas-te a apanhar as formigas no quintal?" ou "Tem formigas? Não quero, não gosto de formigas." Já não me lembro de onde veio a receita, penso que foi de um recorte de uma revista que me deram, o que eu tenho a certeza é que é a primeira do meu caderno de receitas.
Bem, agora vamos lá à receita.
Bolo de Formigas
Ingredientes:
- 6 ovos;
- 250g de açúcar;
- 250g de farinha;
- 80g de coco;
-80g de missangas de chocolate;
- 2dl de óleo;
- 1dl de leite.
Preparação:
Ligar o forno a 180º. Untar uma forma com manteiga e polvilhá-la com farinha.
Numa tigela, bater muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar, aos poucos, o óleo e o leite. Misturar suavemente a farinha, com o coco e as missangas de chocolate.
À parte, bater as claras em castelo e envolver cuidadosamente no preparado das gemas. Verter a massa do bolo na forma e levar ao forno, já quente. Deixar cozer durante 35 minutos.
Quando o bolo estiver cozido retirar do forno e desenformar morno.
Sem comentários:
Enviar um comentário