sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tarte de Nata

A Páscoa cá em casa, e na minha terra sempre se viveu com muita intensidade. Quando falo em intensidade não é apenas a nível religioso, mas sim no significado que todos os gestos ligados a esta esta data assumem, havendo pessoas que dizem que neste dia se festeja mais do que no dia da festa da terra (em que há procissão e arraial).

Para mim já há alguns anos que o inicio desta época é marcado pela celebração do Dia Mundial da Juventude (antes realizado no Domingo de Ramos, mas nestes últimos dois anos no sábado anterior a esse dia). Depois segue-se a Semana Santa, com as celebrações do Tríduo Pascal (a Missa de lava pés, a adoração ao Santíssimo, a Via-Sacra ou a celebração da Paixão e por fim a Missa da bênção do lume novo), entre todas estas celebrações convencionou-se que se tem que fazer limpezas gerais em casa, ou seja, limpar desde os tectos até ao canto mais escondido no chão... Depois a comida, na Sexta-feira Santa cá em casa comemos sempre bacalhau com grão-de-bico (e nem sei bem qual a razão parar isso), depois no Domingo há o carneiro assado no forno a lenha, as amêndoas, os doces, os bolos, a família junta ao almoço, a espera pela cruz com o resto da família, os primos, os tios, a afilhada, a madrinha e a mesa cheia de coisas boas, que sobram sempre pois a visita pascal é logo a seguir almoço... Depois a ida até à capela para lá também beijar a cruz, a ida para casa dos tios, dos primos, dos conhecidos, que vivem cá na terra, as pessoas animadas pelas ruas, o som do sino, o cheiro a erva-doce que é colocada à frente das portas das casas que querem receber a cruz...

Todos estes pormenores tornam este dia especial, até para as pessoas que nunca vão à igreja.

Assim, a receita de hoje foi feita para o dia de Páscoa, apesar de não ser associada a esta quadra, eu tinha a certeza que embelezaria a mesa cá de casa e seria o doce perfeito para os meus familiares que vinham beijar a cruz cá a casa, pois é logo a seguir ao almoço.

Então vamos lá à receita!



Tarte de Nata

Ingredientes:
- 1 massa folhada de compram (desta vez tive que fazer com massa quebrada pois enganei-me quando  a comprei);
- 4 dl de natas;
- 7 gemas;
- 2 colheres de chá de farinha;
- 160gr de açúcar;
- casca de limão.

Preparação:
Preparar o creme misturando todos os ingredientes. Levar a mistura ao lume até levantar fervura. Retirar do calor. Deixar arrefecer até ficar morno.
Entretanto forrar uma tarteira com a massa folhada. Depois deitar o creme dentro da tarteira forrada.
Levar a cozer em forno muito quente (260º).
Pode polvilhar-se com um pouco de canela e açúcar em pó.

2 comentários:

  1. Das minhas tartes favoritas!!! Adoro :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar