Eu vivo numa aldeia nos arredores de Aveiro, por isso legumes e frutas do quintal é coisa que nunca falta cá em casa... Ultimamente o meu irmão e a minha mãe tem tido uma pequena "divergência" quanto à ocupação do quintal. O meu irmão quer aumentar a sua produção de framboesas, para os seus licores, mas a minha mãe não deixa (pois prefere plantar alfaces, couves e flores).
Alheia a isto tudo, no verão passado consegui apanhar algumas framboesas e congela-las para depois quando tivesse a receita certa utiliza-las. E, assim, surgiu este cheesecake. Porém quando houver mais framboesas e voltar a repetir acho que vai ser preciso acrescentar um pouco mais de açúcar ao doce pois achámos que ficou um bocadinho ácido (se calhar por ter utilizado framboesas biológicas).
Vamos lá à receita!
Cheesecake de Framboesas
Ingredientes:
Base:
- 200gr de bolacha maria
- 70gr de manteiga
- 3 colheres de sopa de azeite
Creme:
- 500gr de queijo quark
- 200ml de natas
- 50gr de maizena
- raspa de 1 laranja
- 5 gemas
- 5 claras
- 100gr de açúcar
Cobertura:
- 350gr de framboesas
- 150gr de açúcar
Preparação:
Base:
Picar as bolachas na picadora. Derreter a manteiga no microondas. Adicionar a manteiga derretida e o azeite às bolachas picadas. Misturar tudo com os dedos. Forrar o fundo de uma forma com as bolachas e aconchega-las bem com as costas de uma colher.
Creme:
Bater o queijo com as natas, juntar a raspa de laranja e a maisena e bater mais um pouco. Adicionar as gemas uma a uma batendo sempre.
Numa taça bater as claras em castelo , juntar aos poucos o açúcar e bater até ficar um merengue brilhante. Envolver no creme sem bater.
Virar o creme sobre a base de bolachas e levar ao forno a 140º por cerca de 30 minutos, com muito cuidado fazer o teste do palito. Caso esteja cozido desligar o forno e deixar arrefecer lá dentro.
Cobertura:
Deitar as framboesas e açúcar num tacho e levar ao lume a reduzir, até ter a consistência de doce.
Por fim, desenformar o cheesecake, colocar o doce por cima e colocar no frio até servir.