Quem disse que a vida de estudante era fácil estava a mentir! Entre semanas, e até meses, atolados de trabalhos, apresentações, testes... E professores, que mesmo não sendo exigentes, não se decidem com o que querem e deixam tudo para a última hora, o tempo para fazer algo produtivo para além de estudar é pouco...
Estas últimas semanas foram assim, e não é que eu não goste, mas sinceramente era tudo mais fácil se houvesse mais tempo para fazer as coisas com calma e conciliar com outras atividades... Afinal de contas estou num mestrado e daqui a pouco já não tenho idade para depender dos meus pais... E esta é uma das razões para admirar quem para além de estar a estudar, tem um emprego e cuida de uma família.
Por esta "falta de tempo" a receita que hoje vou publicar já foi feita na altura da Páscoa, mas como gosto tanto dela merece na mesma ser publicada. Até há uns tempos era raro fazer este tipo de bolos, pois a receita que tinha e as que encontrava, a massa parecia-me que ficava muito pesada (provavelmente por causa da quantidade de manteiga). Quando descobri uma receita sem manteiga não resisti a experimentar e o que é certo é que este é bem mais fofo e leve. E, por fim, é tão simples de fazer e faz um vistão enorme na mesa.
Bolo de Ananás
Ingredientes:
- 1lata de ananás em calda
- 2 chávenas de chá de farinha
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 6 a 8 ovos
- 1 colher de café de fermento em pó
- caramelo q.b. para barrar a forma
Preparação:
Separaras gemas das claras e bate-las em castelo com uma pitada de sal e reservar. Em seguida, adicionar o açúcar às gemas e bater energicamente até obter uma massa homogénea, de seguida verter a calda do ananás e mexer. Peneirar a farinha ( junto com o fermento) para dentro deste preparado e misturar tudo até obter uma massa homogénea. Por fim, colocar as claras em castelo e envolve-las com muito cuidado.
Para finalizar, barrar uma forma com caramelo liquido (costumo colocar também uma camada de açúcar granulado no fundo) e colocar as rodelas de ananás já enxutas, no fundo da forma, ou a gosto.
De seguida, verter o preparado para dentro e colocar no forno já previamente aquecido a 180º, por 30 minutos. Desenformar ainda quente.
Este bolo é um clássico que eu adoro e me tras muitas recordações de infância. Adoro e ficou lindo. Bjs
ResponderEliminarObrigada :) Eu também gosto muito :)
EliminarTão bom! Também faço de vez em quando ;)
ResponderEliminarBeijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Comia um bocadinho. Ficou muito bonito!!
ResponderEliminarObrigada :D
Eliminar