segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mousse de Chocolate Branco com Morangos

(Apesar de atualmente passar maior parte dos meus dias na cidade) Eu sou uma menina do campo, uma menina da aldeia... Como diz uma das minhas professoras o sitio onde vivo não é só rural, é muito rural.

Quem me conhece sabe bem que não gosto nada de ir para o campo semear, plantar, ou recolher coisas, meter as mãos na terra...

Mas gosto do facto de poder caminhar descansada pela rua e ao cruzar-me com alguém ouvir: Bom dia LÉNIA! Como estão as pessoas lá por casa?, gosto de conhecer todos os meus vizinhos, gosto de ter a minha melhor amiga como vizinha... Gosto de saber que as pessoas que vivem à minha volta se preocupam com o amigo que vive na porta ao lado, ou na sua rua... Gosto, também, de caminhar pelo meio dos campos e pinhais, respirar o ar puro, o cheiro das arvores e ouvir os barulhos da natureza...

Para além disto, gosto de saber que posso chegar ao quintal e apanhar uma couve ou uma alface sem ter que ir a correr para o supermercado, que posso apanhar lá também ameixas, figos, diospiros, tangerinas ou laranjas, ou ervilhas, feijão verde, tomates, pimentos e alho francês... E, especialmente nesta altura do ano, gosto de chegar ao quintal e saber que vou trazer para casa uma taça com 1kg (ou mais) de morangos bons...

Foi o que aconteceu estas duas semanas... Assim surgiu este doce (fui buscar a inspiração para a receita aqui). Como foi a primeira vez que fiz e com os comentários que os provadores oficiais fizeram, cheguei à conclusão que a receita ainda terá que sofrer alterações. Algumas das coisas a alterar serão: a quantidade de chocolate branco, que terá que ser maior, e a forma como os morangos foram incluidos (sugeriram que fossem cortados aos cubos e não em puré).

Vamos lá à receita!


Mousse de Chocolate Branco com Morangos

Ingredientes:
- 300 gr de morangos;
- 200 gr de chocolate branco;
- 100 ml de leite;
- 2 claras batidas em castelo;
- 60 gr de açúcar;
- morangos para decorar.


Preparação:
Lavar bem os morangos, cortar em pedaços e triturar até obter um puré. Reservar.
Derreter o chocolate branco com o leite, em banho-maria. Deixar arrefecer até ficar morno.
Bater as natas até ficarem firmes em ponto chantilly.
Bater as claras em castelo e, aos poucos, juntar o açúcar continuando a bater como se fosse preparar um merengue, até as claras ficarem brilhantes.
Adicionar o chocolate já morno às natas e mexer delicadamente. Juntar depois as claras e envolver sem bater demasiado, para reter o máximo de ar.
Pode-se optar por nesta fase adicionar logo o puré de morangos à mousse, espalhando e depois com a ajuda de uma faca, criar um efeito swirl, e colocar na taça de servir. Ou colocar camadas de mousse alternadas com camadas de puré de morangos, diretamente na taça de servir.
Levar ao frio por umas 2 horas antes de servir, bem fresco e decorado com morangos inteiros ou cortados em pedaços.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Do quintal



São os primeiros do ano!!! Cheira-me que este fim de semana vai haver sobremesa especial. ;-)

sexta-feira, 10 de abril de 2015





(Porque tal como os meus doces na cozinha, também este grupo faz todo o sentido na minha vida <3 )

Tarte de Nata

A Páscoa cá em casa, e na minha terra sempre se viveu com muita intensidade. Quando falo em intensidade não é apenas a nível religioso, mas sim no significado que todos os gestos ligados a esta esta data assumem, havendo pessoas que dizem que neste dia se festeja mais do que no dia da festa da terra (em que há procissão e arraial).

Para mim já há alguns anos que o inicio desta época é marcado pela celebração do Dia Mundial da Juventude (antes realizado no Domingo de Ramos, mas nestes últimos dois anos no sábado anterior a esse dia). Depois segue-se a Semana Santa, com as celebrações do Tríduo Pascal (a Missa de lava pés, a adoração ao Santíssimo, a Via-Sacra ou a celebração da Paixão e por fim a Missa da bênção do lume novo), entre todas estas celebrações convencionou-se que se tem que fazer limpezas gerais em casa, ou seja, limpar desde os tectos até ao canto mais escondido no chão... Depois a comida, na Sexta-feira Santa cá em casa comemos sempre bacalhau com grão-de-bico (e nem sei bem qual a razão parar isso), depois no Domingo há o carneiro assado no forno a lenha, as amêndoas, os doces, os bolos, a família junta ao almoço, a espera pela cruz com o resto da família, os primos, os tios, a afilhada, a madrinha e a mesa cheia de coisas boas, que sobram sempre pois a visita pascal é logo a seguir almoço... Depois a ida até à capela para lá também beijar a cruz, a ida para casa dos tios, dos primos, dos conhecidos, que vivem cá na terra, as pessoas animadas pelas ruas, o som do sino, o cheiro a erva-doce que é colocada à frente das portas das casas que querem receber a cruz...

Todos estes pormenores tornam este dia especial, até para as pessoas que nunca vão à igreja.

Assim, a receita de hoje foi feita para o dia de Páscoa, apesar de não ser associada a esta quadra, eu tinha a certeza que embelezaria a mesa cá de casa e seria o doce perfeito para os meus familiares que vinham beijar a cruz cá a casa, pois é logo a seguir ao almoço.

Então vamos lá à receita!



Tarte de Nata

Ingredientes:
- 1 massa folhada de compram (desta vez tive que fazer com massa quebrada pois enganei-me quando  a comprei);
- 4 dl de natas;
- 7 gemas;
- 2 colheres de chá de farinha;
- 160gr de açúcar;
- casca de limão.

Preparação:
Preparar o creme misturando todos os ingredientes. Levar a mistura ao lume até levantar fervura. Retirar do calor. Deixar arrefecer até ficar morno.
Entretanto forrar uma tarteira com a massa folhada. Depois deitar o creme dentro da tarteira forrada.
Levar a cozer em forno muito quente (260º).
Pode polvilhar-se com um pouco de canela e açúcar em pó.