quinta-feira, 19 de março de 2015

Atum Escondido

Estas duas ultimas semanas foi díficil ter tempo para cozinhar alguma coisa de jeito para colocar aqui. Entre as aulas do mestrado, a matéria para estudar, os trabalhos para apresentar, as coisas da catequese, as reuniões de catequistas, os encontros do grupo de jovens, os ensaios do coro e os amigos o tempo para dedicar a este cantinho foi pouco.

Mas uma coisa é certa, eu gosto desta agitação. Esta agitação, estas correrias, enfim, ter uma vida preenchida, fazem, e fizeram, de mim quem eu sou. Se acontece, por acaso, estar muito mais de duas semanas sem alguma desta agitação, desta correria, começo a sentir-me perdida, com uma enorme sensação de vazio... Para mim viver a vida significa fazer algo, ter coisas para fazer, quer seja fora de casa, quer seja dentro, seja com desconhecidos, seja com aqueles que nos são próximos e de quem gostamos... Só assim a vida faz sentido.

Esta receita veio num dia em que tive que ser eu a fazer o jantar, pois a minha mãe chegou tarde do trabalho. E então lá surgiu um Atum Escondido. Na cantina da universidade volta e meia servem este prato e é de lá que vem a inspiração para a receita.

Vamos lá à receita!


Atum Escondido


Ingredientes:
Arroz
- 1200 ml de água;
- 600 gr de arroz;
- sal q.b.;
- Azeite q.b.;
- 1 cebola;
- 2 cenouras raladas.
 Recheio
- 1 cebola;
- 3 latas de atum;
- 1 tomate maduro;
- 1 lata de cogumelos laminados;
- azeite q.b.;
- pimenta q.b.;
- Queijo ralado q.b.


Preparação:
Fazer arroz com a cenoura ralada, como de costume.
Preparar o recheio. Numa panela larga fazer um refogado com o azeite e a cebola picada. Adicionar o tomate e temperar com sal. Juntar os cogumelos e, por fim, o atum escorrido e deixar cozinhar durante uns minutos, sem deixar secar muito.
Em seguida, colocar metade do arroz num tabuleiro de ir ao forno e espalhar para fazer uma camada, colocar por cima o atum e, por fim, o restante arroz. Colocar queijo ralado por cima e levar ao forno para derrete-lo.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Doce da Preguiça

Sim, eu sei, preguiça é um um dos 7 pecados capitais e que ela nos impede de fazer muitas coisas. Mas dei este nome a este doce, porque é muito fácil e simples de fazer e não leva muitos ingredientes.

A inspiração para este doce surgiu no aniversário do meu irmão. Como queria fazer uma sobremesa diferente das que costumam ser habituais na família lembrei-me de fazer uma espécie daquelas sobremesas que há nos restaurantes, a que chamam Doce da Casa. Estas sobremesas normalmente são compostas por um creme de ovos, leite, leite condensado, etc., bolacha embebida em café e natas. Como queria dedicar mais tempo ao bolo de aniversário, decidi adaptar esta a algo mais simples e o resultado é este doce que todos adoraram.

Vamos lá à receita!


Doce da Preguiça

Ingredientes:
- 1 saqueta de pudim Boca Doce de caramelo;
      - 500ml de leite;
      - 100gr de açúcar;
- 1 Mousse de chocolate de compra
      - 250ml de leite;
- 200ml de natas
- Açúcar em pó a gosto


Preparação:
Preparar o pudim conforme as indicações da embalagem. Colocar numa taça grande, ou em taças individuais. Reservar e esperar que arrefeça e solidifique.
Quando o pudim estiver solidificado preparar a mousse conforme as indicações da embalagem e deitar por cima da camada do pudim. Deixar que a mousse repouse algum tempo no frigorífico.
Bater as natas em chantilly e adicionar açúcar em pó a gosto. Colocar por cima da mousse, decorar a gosto. Servir fresco.