sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bolo de Natas com Chantilly e Morangos

Pessoalmente não acho graça a festejar-se o dia dos namorados, o dia da criança, o dia da mulher, o dia da mãe, o dia do pai, etc... simplesmente porque acabavam por ser dias que "todos" festejamos, mas que implicam (sempre) consumismo... o que leva a que as razões para esse dia ser especial sejam esquecidas e se torne só uma ocasião para comprar alguma coisa, muitas vezes sem grande vontade e valor emocional e só porque todos os outros também vão fazê-lo.

Assim, cá em casa o dia da mãe, da Minha Mãe, foi esta semana (ela fez anos). Para assinalar este dia especial fiz um bolo e convidei a família para vir cá casa cantar os parabéns, sem ela saber... Foi um bom momento passado em família e, no fim, tanto ela como o resto da família gostaram do bolo.

A recita do bolo já aqui foi publicada e costumo fazê-la algumas vezes pois gosto muito e conjuga-se na perfeição com o recheio de chantilly e fruta (e uma dose tem, também, a quantidade certa para a forma que costumo utilizar). Os morangos utilizados no recheio são do quintal aqui de casa.

Vamos lá à receita!


Bolo da Natas com Chantilly e Morangos


Ingredientes:

Bolo
- 2 canecas de açúcar;
- 2 pacotes (400ml) de natas;
- 2 ou 3 canecas de farinha;
- 6 ovos;
- 1 colher de fermento em pó.
Recheio
- 400ml de natas;
Açúcar a gosto;
- Morangos a gosto.



Preparação:

Bolo
Bater as natas com o açúcar até estarem consistentes, depois juntar os ovos e por fim a farinha com o fermento. Envolve-se tudo muito bem e depois coloca-se numa forma previamente untada e enfarinhada.
Vai ao forno até estar cozido.

Depois de cozido, deixar arrefecer e colocar no prato de servir.

Recheio
Bater as natas em chantilly e adicionar açúcar a gosto. Preparar os morangos, cortando-os em fatias e reservar alguns para a decoração.
Depois do bolo arrefecer, cortá-lo ao meio e barrar uma das partes com chatilly e colocar os morangos por cima delas. Depois barrar a outra metade com chantilly e colocá-la por cima dos morangos. Barrar o bolo com o restante chantilly e decorá-lo a gosto, com os restantes morangos.